Certificado Digital e Agronegócio

O Certificado Digital está cada vez mais presente no dia a dia de pessoas, empresas e também do Agronegócio, porquê não?

O Brasil é o quarto maior exportador do mundo de produtos agropecuários e responsável por mais de 19 milhões de empregos diretos apenas no ano passado (2022).

Em um mercado como esse o uso do Certificado Digital trouxe inúmeros benefícios, reduzindo custos e dando celeridade aos processos e gerando ainda mais oportunidades de negócios.

Sem a utilização do Certificado Digital, o produtor rural precisa se deslocar até os grandes centros para que assim possa realizar negócios, assinar contratos, obter créditos e comprar insumos. Com o uso do Certificado Digital todos esses processos podem ser realizados de onde o produtor estiver, assinando tudo digitalmente e com validade jurídica.

É também o Certificado digital que permite a emissão de notas fiscais eletrônicas, dá acesso a aplicativos para concessão de créditos agrícolas, além de reduzir os custos com deslocamento, papel e outros.

O Certificado Digital também já trouxe outros benefícios ao produtor rural, para além das facilidades no dia a dia.

O CAFIR (Cadastro de Imóveis Rurais), por exemplo, agora pode ser enviado a Receita digitalmente através do e-CAC, dispensando a necessidade de entregar os documentos pessoalmente.

Outro órgão que também digitalizou seu processo foi o SNCR (Sistema Nacional de Cadastro Rural), utilizado pelo INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) para cadastrar os imóveis rurais e assim formalizar as atividades dos pequenos agricultores.

Se você é produtor rural e quer adquirir o seu Certificado Digital, fale com a AC Consulti Brasil.