Certificado Digital para Condomínios

É isso mesmo, agora o seu condomínio também deve ter um Certificado Digital.

Parece estranho? A AC Consulti ajuda você a entender.

Com o e-Social os síndicos e administradoras de condomínios, deverão usar o Certificado Digital, para enviar informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais do edifício, à União.

Os condomínios estão obrigados ao e-Social por terem funcionários, sejam eles terceirizados ou não.

Para enviar o e-Social, é preciso que o condomínio faça o seu cadastro no sistema do governo, inserindo todas as informações de todos os funcionários, inclusive os que não tem vínculo empregatício. É preciso inserir também informações referentes ao salário do síndico, mesmo que esse receba em forma de isenção da taxa de condomínio.

É preciso estar atento as etapas do e-Social, que já começou a ser implementado.

A partir de janeiro de 2019, haverá a unificação de todas as contribuições previdenciárias devidas pelos condomínios. Também em janeiro de 2019, o envio dos dados sobre a segurança e saúde dos trabalhadores, também devem ser enviadas pelo e-Social.

Um detalhe muito importante sobre o Certificado Digital do condomínio, a troca do síndico exige também a troca/renovação do Certificado Digital, já que esse é emitido utilizando os dados do responsável pelo condomínio. Os dados do novo síndico também devem ser inseridos em substituição ao anterior, junto à Receita.

Evite surpresas e coloque a situação do seu condomínio em dias. Envie esse artigo para o seu síndico.