Nós sempre falamos que o Certificado Digital é a sua identidade digital, que possui validade jurídica, assim como, o seu documento impresso, além de garantir a sua segurança em transações digitais. Mas você já se perguntou como isso é possível?
O Certificado Digital é utilizado como identificação de pessoas físicas e/ou jurídicas, em transações feitas por meios eletrônicos. Com o uso do Certificado Digital, você assina documentos de onde estiver, com o mesmo valor jurídico de assinaturas feitas a próprio punho, porém, sem a necessidade de reconhecer firma.
Para que essa validade seja possível, o sistema utiliza um par de chaves criptografadas que nunca se repete, ou seja, cada Certificado Digital é único e representa apenas a uma pessoa, ou a uma empresa.
Essas chaves são:
Chave privada: Serve para criptografar dados que atestam a identidade sobre a pessoa ou a empresa. Apenas tem acesso a essa chave, as pessoas autorizadas a usar o Certificado que deu origem a ela. Lembrando, o Certificado Digital é de uso pessoal e intransferível, você não deve compartilhar seu Certificado Digital com terceiros, tão pouco, sua senha.
Chave pública: É compartilhada com quem precisa decodificar a criptografia das informações que atestam a identidade do usuário, para que esta seja reconhecida e aceita.
Para validar uma assinatura digital, o certificado vincula a ela um arquivo eletrônico com dados sobre a pessoa ou a empresa, atestando a quem ela pertence e validando que está sendo usada por quem está autorizado legalmente para isso. Por isso reforçamos, não compartilhe seu Certificado Digital.
O Certificado Digital hoje é uma obrigatoriedade para diversos fins administrativos e tributários, em outros casos, promove facilidade, agilidade e segurança para realização de atividades em meios eletrônicos/digitais, que já contam com esse recurso.