Esqueci a senha do meu Certificado Digital e agora?

Esquecer uma senha é sempre um desespero, mas calma que tem solução.

Primeiro, é bom lembrar que a senha do Certificado Digital é de uso pessoal e intrasferível do titular e nem mesmo a Certificadora emissora tem acesso.

De toda forma, caso perca ou esqueça a senha nós podemos te ajudar.

  • Esqueci a senha no momento da instalação.

Após realizar a emissão é necessário baixar o seu Certificado Digital, ou seja, realizar a instalação do mesmo. Para isso, é necessário utilizar o Assistente de Instalação. É esse mesmo assistente que te auxiliará caso esqueça a senha do Certificado Digital, a partir da opção “Esqueceu sua senha?”

Um e-mail será encaminhado para o e-mail cadastrado e a partir dele você poderá criar uma nova senha.

Feita a instalação do seu Certificado Digital, a recuperação de senha não será mais possível, para manter a integridade e segurança do seu Certificado Digital.

  • Instalei o meu Certificado Digital e não lembro a senha.

A senha do seu Certificado Digital é chamada de senha PIN. Caso a senha PIN seja digitada 5x incorretamente, seu Certificado Digital será bloqueado. Mas, calma. Para realizar o desbloqueio do seu Certificado Digital, você pode utilizar a senha PUK, ela irá desbloquear a sua senha PIN.

Caso a senha PUK seja também digitada incorretamente 5x seguidas, essa também será bloqueada e o Certificado Digital será imediatamente revogado/cancelado.

  • Quero realizar a alteração das minhas senhas PIN e PUK

Para realizar a alteração das senhas PIN e PUK é preciso informar as respectivas senhas PIN ANTERIOR/ATUAL e PUK ANTERIOR/ATUAL. De posse desses dados, você poderá criar uma nova senha.

As senhas PIN e PUK são definidas pelo usuário no momento da emissão do Certificado Digital, por isso, é muito importante armazenar essa informação em local seguro, evitando esquecimentos e possíveis transtornos.

Para esses e outros problemas com o seu Certificado Digital, você também pode contar com o auxílio do nosso suporte.

Informações: Rômulo Tavares /Supervisor de Suporte Técnico – Cliente Final