Muito tem se falado sobre as assinaturas bronze, prata e ouro, que identificam os níveis de acesso ao Gov.br e seus serviços.
Mas você sabe qual a diferença entre elas?
Bronze – A assinatura Bronze é a que possui um nível de acesso básico e pode ser usada em transações simples e de baixo risco. A assinatura Bronze é criada a partir de cadastro simples de login e senha, e é também conhecida como Assinatura simples. Entre as interações permitidas com esse tipo de assinatura, estão: marcação de consultas médicas, perícias e outras solicitações referentes a agendamentos e atendimentos em órgãos públicos.
Prata – A assinatura Prata, possui um nível de acesso maior que a assinatura Bronze, mas ainda com limitações em relação transações mais complexas. Ela é criada a partir de acesso com conta e senha dos bancos já integrados à plataforma e pode ser usada para, por exemplo, atualização de dados cadastrais, envio de documentos digitais e/ou de pedidos de recurso de procedimentos administrativos. A assinatura Prata é também conhecida como Assinatura Avançada.
Ouro – A assinatura Ouro, possui nível de acesso máximo, sem limitações, mesmo havendo troca de dados sigilosos durante a transação, isso por que, a assinatura Ouro é criada a partir de acesso com Certificado Digital ICP Brasil, que garante a segurança de todas as informações trocadas durante a transações e também a validade jurídica. A assinatura Ouro é também conhecida como Assinatura Qualificada.