Tudo que você precisa saber sobre a nova Carteira de Identidade Nacional

Já ficou sabendo dessa novidade? A CIN Carteira de Identidade Nacional já está disponível para emissão.

O novo modelo de identidade tem validade em todo território nacional. No novo modelo constam informações como, estado de emissão e sua respectiva secretária de segurança, nome do cidadão e o nome social, se houver, além de dados como CPF, sexo, data de nascimento, nacionalidade, naturalidade, validade, nome da mãe, nome do pai, órgão expedidor e local de emissão.

A CIN unifica nacionalmente o número do CPF como registro geral de identificação. Além disso, o documento vem com um QR Code, que pode ser lido por qualquer dispositivo que conte com esse recurso, como um smartphone. Essa tecnologia permitirá a validação eletrônica da autenticidade do seu documento e também saber se ele foi furtado ou extraviado.

O novo documento servirá também como documento de viagem, devido à inclusão de um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo usado em passaportes. Porém, atenção! Até o momento o Brasil só tem acordos para uso do documento com países do Mercosul, isso significa que para viajar os demais países o uso do passaporte continua sendo obrigatório.

O novo RG terá validade de 10 anos para pessoas com até 60 anos e para pessoas com mais de 60 anos, fica valendo o RG antigo.

Verifique nos órgãos emissores da sua cidade, onde o novo documento está sendo emitido e se você está habilitado a emitir o seu. Em alguns estados, o documento está sendo implementado inicialmente para primeira via e apenas alguns locais estão habilitados para sua emissão.