Tudo que você precisa saber sobre o CRLVe, documento digital do carro.

Muitas vezes esquecemos objetos antes de sair de casa, carteira, chaves, óculos, mas raramente esquecemos o celular. E agora com a, você pode ter alguns dos seus documentos “sempre em mãos”.

A assinatura digital, através do Certificado digital, tem estado cada vez mais presente no nosso dia-a-dia.
Os documentos digitais já são realidade, nas últimas eleições já foi possível voltar usando o e-Título, o título de eleitor digital. A CNH Digital também já é realidade e ganhou um novo parceiro nesse time, o CRLVe (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital).

Mas como funciona o CRLV Digital?

O CRLVe (CRLV Digital), possui todas as informações do documento impresso, além de um QR Code para que seja feita a validação por parte dos agentes de trânsito e/ou policiais.

Também é possível gerar uma cópia do documento em pdf, com assinatura digital, para que seja utilizada como cópia do documento.

Como faço para ter o meu CRLV no celular?

O primeiro passo para a emissão do seu CRLVe, é estar com o veículo devidamente regularizado, com licenciamento, seguro DPVAT e eventuais multas em dias.

Se você já tem o aplicativo da CNH Digital, já está um passo a frente, pois é o mesmo do CRLVe. Caso ainda não tenha o aplicativo, você pode fazer o download em sua loja virtual. Com a inserção do CRLVe, o aplicativo da CNH Digital agora se chama Carteira Digital de trânsito.

Se o seu veículo está devidamente regularizado, basta incluir o documento no aplicativo, inserindo o número do Renavam do veículo e o código de segurança do Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Caso não consiga realizar o cadastro do documento no aplicativo, procure o Detran da sua região e verifique se existe alguma pendência no seu veículo.

Se o veículo possui mais de um condutor, todos os condutores podem ter o CRLVe cadastrado no seu celular.

A versão do CRLVe, por enquanto só é emitida no Distrito Federal, mas a previsão para que todos os estados estejam emitindo o documento é 31 de dezembro de 2018.

Vale lembrar que os documentos digitais possuem a mesma validade de suas versões impressas.

Saiba como instalar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.